Dicionário

Entenda os termos do futebol americano com o dicionário (em construção):

Ações

Blitz: A pressão da defesa em cima do quarterback adversário. Linebackers e defensive backs, jogadores que atuam mais longe da linha defensiva, ‘atacam’ o lançador, a fim de conseguir o sack.

Down = Descida: É o nome da jogada que o time tem para avançar em campo. Quando está com a posse de bola, a equipe tem 4 tentativas para ‘descer’ 10 jardas.

Endzone = Zona final: Local onde os jogadores do time de ataque precisam chegar com a bola para marcar o touchdown.

Extra Point = Ponto Extra: Após marcar um touchdown, o time pode dar um chute entre as traves. Vale 1 ponto.

Fair Catch: Após um punt ou kickoff, o retornar do time que recebe a bola levanta o braço antes de recebê-la, sinalizando que não correrá para tentar avançar mais jardas.

Field Goal = Gol: Quando um time percebe que não conseguira a descida, ele arrisca um chute no gol, que vale 3 pontos.

First Down = Primeira Descida: Se o time conquista as 10 jardas necessárias na jogada, ele consegue a ‘Primeira Descida’, o que significa que ele terá mais 4 chances para ganhar mais 10 jardas.

Flag = Bandeira: Aquela bandeirinha amarela que os árbitros jogam para sinalizar que houve alguma irregularidade na jogada, uma falta.

‘Fumble’ = Bola sem dono: Quando um jogador recebe a bola e, seja por alguma ação do adversário ou por vacilo, a deixa cair, ela fica sem dono. Qualquer atleta pode pegá-la. É um Deus nos acuda!

Hand off = Quando o quarterback entrega a bola para o corredor.

Huddle = Reunião: Quando a jogada é finalizada, o time se reúne para definir uma estratégia nova. Obs: Quando você ouvir alguém falando que o time saiu no ‘No Huddle’, é porque ele não fez a reunião. Acontece quando a equipe está com pouco tempo.

Interception = Interceptação: O lançador joga para o seu alvo, mas algum jogador da defesa a pega. Ele pode correr com ela e até marcar um touchdown.

Jarda: Unidade de medida de espaço que equivale a pouco menos de um metro (0,9144).

‘Kickoff’ = Pontapé inicial: Marca o começo do jogo ou o reinício após uma pontuação. O bicudeiro – como o brasileiro Cairo Santos – entra em campo para chutar a bola para o retorno do time adversário.

Onside Kick = Chute para o lado. Quando o jogo está no fim e o time que acabou de pontuar precisa recuperar a bola rápido para tentar pontuar novamente, o kicker arrisca um Onside Kick, um chute curto para que seu time tenha chance de pegar a bola. A equipe que chuta a bola só pode tocar nela quando ela viajar mais de 10 jardas.

Pass rush: Tentativa de pressão para fazer o quarterback lançar a bola rápido. Obs: um pass rusher é o jogador que tem essa habilidade, consegue pressionar o QB adversário.

Play action: O quarterback finge que entrega a bola para o corredor, mas fica com ela para lançar.

Pump fake: Ato de fingir que vai lançar a bola.

Punt = Chutão: Quando o time não consegue a primeira descida após três tentativas, um especialista – o chutador – entra para dar uma bicuda na bola o mais longe possível, tentando fazer o adversário retornar em uma posição ruim no campo.

Redzone = Zona de perigo: Quando o ataque chega às 20 jardas finais do campo, muito perto de marcar o touchdown e com um field goal quase garantido.

Rookie = Calouro: O jogador recém-chegado do futebol universitário.

Sack: Quando um defensor derruba o lançador do time adversário atrás da linha de scrimmage, fazendo o time perder jardas.

Safety: Equivale a um ‘gol contra’. Quando o lançador é derrubado (sack) dentro da sua própria endzone. Vale dois pontos para o time que o derrubou. Há também a posição de safety (ver aqui)

Shotgun: Em algum momento da transmissão, você ouvirá que o quarterback está em ‘Shotgun’, significa que o lançador está em pé, longe do center, que jogará a bola para ele no snap. Mais usado em situações de passe.

Snap: O início da jogada, quando o central passa a bola para o quarterback entre as pernas.

Special Teams: Times especiais – entram em campo somente em situações específicas, como punts e field goals.

Tackle: Quando o defensor derruba o adversário, parando a jogada.

Touckback: Quando o time faz o punt ou o kickoff e a bola cai na endzone adversária e o time recebedor opta por não correr. Ele sinaliza ao árbitro ajoelhando-se. Acontece também quando a bola passa a zona final e sai do campo. O time recebedor começa sua jogada de ataque na linha de 25 jardas.

Touchdown = O momento mais emocionante do jogo. Quando o jogador ultrapassa a última linha e entra na endzone com a bola, ele conquista seis pontos para o seu time.

Turnover = Inversão de posse: Quando acontece um ‘bola sem dono’ ou uma interceptação e o time de ataque perde a posse de bola.

Under center: Quando o lançador fica agachado atrás do center, com as mãos entre as pernas dele.

Confira as posições e funções dos jogadores

Expressões:

Bust: Quando um jogador chega à NFL com muita expectativa e não corresponde, ele é chamado de bust, uma farsa.

Draft = Peneira/Escolha de calouros: Todo ano as equipes participam de um evento para selecionar jogadores das universidades, um tipo de ‘categoria de base’.

Drop: Nome dado ao momento em que o QB lança a bola nas mãos do recebedor, que não consegue segurar. A ‘escapada’ é o drop.

Free Agent = Agente Livre: Jogador livre no mercado, seja após ter seu contrato com algum time encerrado ou depois de ser dispensado.

Front Seven = Quando ouvir essa expressão, entenda que os comentaristas se referem aos sete jogadores da defesa que ficam próximos à linha de scrimmage. Em um esquema 3-4, serão três defensive tackles e quatro linebackers. Se o treinador optar por 4-3, um ‘front seven’ terá três DTs e quatro LBs.

Hail Mary = Ave Maria: Jogada usada, geralmente, no momento de desespero, quando o lançador está muito longe da zona final adversária e joga a bola para o alto. Aí, amigos, é salve-se que puder, é rezar para o recebedor pegar a bola.

Handoff = Entrega: Quando um jogador entrega a bola não mão do companheiro de time. Geralmente, o quarterback faz isso com o corredor (running back).

Linha de scrimmage = Linha onde a jogada vai começar. As linhas ofensiva e defensiva se enfrentam ali.

Offseason = Intertemporada: Período sem a temporada regular e os playoffs, que começa após o Super Bowl e vai até o dia do primeiro jogo da temporada – de fevereiro a setembro (o desespero para quem torce).

Pick Six: Interceptação retornada para o touchdown.

Pocket: Área em que o quarterback fica quando recebe a bola para fazer a jogada. É uma zona imaginária entre os dois jogadores das pontas da linha ofensiva. Se a linha funcionar bem, ele fica protegido no pocket e consegue lançar.

Playoff = Mata-mata: Após a temporada regular, uma ‘fase de grupos’, os times se enfrentam no mata-mata. Quem perder está fora da disputa.

 

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