Entenda o FA: As faltas e punições do futebol americano

Seu time faz uma grande jogada e você se empolga. Então, você olha no cantinho da tela e aparece uma mensagem: ‘Flag’ ou percebe o árbitro jogando a flanela amarela no campo. Essa bandeirinha (FDP) indica que alguém cometeu alguma irregularidade em campo. Os juízes estão atentos a todos os tipos de faltas e você pode conferir quais ações são consideradas infrações no futebol americano.

VEJA TAMBÉM

Dicionário

Mais do Entenda o Futebol Americano

Informações dos monstros do site Liga dos 32

Blocking below the waist= Bloqueio abaixo da cintura.
Punição: Ataque: 15 jardas de onde a jogada começou. Defesa: 15 jardas de onde a jogada terminou e primeira descida automática.

Block in the back = Bloqueio nas costas
Punição: 10 jardas

Chop Block
Quando dois jogadores bloqueiam outro, sendo que um deles bloqueia abaixo da linha de cintura.
Punição: Ataque: 15 jardas de onde a jogada começou. Defesa: 15 jardas de onde a jogada terminou e primeira descida automática.

Clipping
Quando um jogador em movimento bloqueia outro jogador em movimento, se projetando pelas costas ou por baixo da linha de cintura.
Punição: 15 jardas. Mais first down automático se cometido pela defesa.

Delay of Game = Atraso de jogo
No ataque: Ocorre quando o relógio de jogada zera antes do time fazer o snap ofensivo.
Na defesa: Ocorre quando a defesa impede o time adversário de fazer o snap. Isso acontece geralmente nos últimos 2 minutos de jogo, quando o time que ataca está com “pressa” de iniciar a jogada. Punição: 5 jardas

Encroachment
Quando um jogador defensivo ultrapassa a linha de Scrimmage antes do snap encostando em um jogador adversário ou seguindo livre contra o quarterback.
Punição: 5 Jardas

Face Mask
Quando um jogador, de modo intencional, puxa ou torce um outro jogador pela grade do capacete no ato do bloqueio ou do tackle. É uma falta considerada mais ‘suja’ do que as outras, pois pode trazer consequências graves ao virar o pescoço do adversário.
Punição: Se cometido pelo ataque: 15 jardas de onde a jogada começou.
Se cometido pela defesa: 15 jardas de onde a jogada terminou e primeira descida automática.

False Start = Saída falsa
Quando um jogador ofensivo se move depois da sua posição definida pré-snap de uma maneira que simule ou dê a entender o início da jogada.
Punição: 5 Jardas

Helmet-to-helmet collision = Colisão capacete com capacete
Punição: Se cometido pelo ataque, 15 jardas de onde a jogada começou.
Se cometido pela defesa, 15 jardas de onde a jogada terminou e first down automático.

 

Holding = Segurada (esse você verá muito)
Quando um jogador puxa ou agarra seu adversário que não possui a bola no ato de bloqueio ou marcação de um recebedor.
Punição: Se cometido pelo ataque, 10 jardas. E se cometida dentro da endzone será um safety automático.
Se cometido pela defesa, 5 jardas e first down automático.

Horse-collar tackle
Quando um jogador faz um tackle puxando o adversário para baixo pelo colarinho da camisa, pelo pescoço ou pelos pads (equipamento dos ombros).
Punição: Se cometido pelo ataque, 15 jardas de onde a jogada começou.
Se cometido pela defesa, 15 jardas de onde a jogada terminou e first down automático.

Illegal batting (Defensivo)
Quando qualquer jogador defensivo rebate de forma intencional uma bola perdida que está em jogo para fora de campo.
Punição: 10 jardas

Illegal Contact (Defensivo) = Contato Ilegal
Quando um jogador de defesa faz qualquer tipo de contato depois das 5 primeiras jardas além da linha de scrimmage com um recebedor em sua rota. Essa falta é válida apenas quando a bola ainda está nas mãos do quarterback antes do lançamento.
Punição: 5 jardas e first down automático.

Illegal Formation (Ofensivo) = Formação Ilegal
Quando menos de 7 jogadores se alinham na linha de scrimmage, quando recebedores elegíveis para receber passes deixam de se alinhar mais à esquerda ou mais à direita linha ofensiva, ou ainda quando não existem pelo menos 5 jogadores inelegíveis alinhados na linha ofensiva.
Punição: 5 Jardas

Illegal foward pass (Ofensivo) = Passe ilegal para frente
Quando qualquer jogador faz uma passe depois da linha de scrimmage ou quando acontece um segundo passe para frente na mesma jogada.
Punição: 5 jardas no ponto de onde aconteceu a falta e perda de descida. Se a jogada acontecer dentro da end zone será considerado safety automático.

Illegal hands to the face
Quando um jogador empurrar ou bater em qualquer adversário na cabeça ou no capacete (diferente de face mask onde o jogador puxa ou torce pela grade do capacete).
Punição: Se cometido pelo ataque, 10 jardas de onde a jogada começou.
Se cometido pela defesa, 5 jardas e first down automático.

Illegal Kick = Chute ilegal
O chute ilegal acontece em determinadas jogadas:
1- Quando um time faz o drop kick sem a bola quicar no chão ou quando a bola quica mais de uma vez.
2- Quando um retornador chuta a bola depois de receber o kickoff.
3- Quando um jogador chuta a bola depois de ter passado da linha de scrimmage.
Punição: 15 jardas

Illegal Kickoff = Pontapé inicial ilegal
Quando a bola sai pela lateral do campo no kickoff, não passando pela endzone.
Punição: O time escolhe receber a bola na linha de 40 jardas ou no ponto onde a bola saiu.
Illegal motion (Ofensivo)
Quando um jogador em movimento avança além da linha de scrimmage no momento do snap. (Não confundir com False Start).
Punição: 5 jardas

Substitution infraction / Illegal Substitution = Substituição ilegal
Ocorre em vários momentos:
1- Quando um time que ataca tem 12 ou mais jogadores no huddle por um período de 5 segundos.
2- Quando um time tem 12 ou mais jogadores estão em formação no momento do snap.
3- Quando um jogador não consegue sair de campo antes do snap para a substituição.
4- Quando um jogador desqualificado do jogo tenta entrar em campo depois de uma substituição.
Punição: 5 Jardas

Illegal touching of a forward pass (Ofensivo)
Quando um jogador inelegível recebe um passe. Se a bola toca em um jogador elegível antes ou em um defensor, qualquer jogador poderá receber a bola.
Punição: 5 jardas e uma perda de descida.

Illegal touching of a free kick
Quando qualquer jogador do time que chutou o kickoff toca na bola antes dela viajar 10 jardas. Acontece geralmente em onside kicks. Dentro das 10 jardas, se um jogador adversário tocar na bola, qualquer outro poderá pegar.
Punição: 5 Jardas. A menos que a irregularidade tenha acontecido nas 5 primeiras jardas de campo do time recebedor, configurando touchback.

Illegal use of hands = Uso ilegal das mãos
Uso ilegal das mãos contra um jogador de ataque ao tentar fazer um bloqueio, marcar um recebedor ou tentar dar um tackle em um jogador portando a bola.
Punição: Se cometido pelo ataque, 10 jardas de onde a jogada começou.
Se cometido pela defesa, 5 jardas e first down automático.

Ineligible receiver downfield (Ofensivo)
Quando um jogador inelegível para receber um a bola atravessa a linha de scrimmage antes de acontecer um passe para frente.
Punição: 5 jardas.

Intentional grounding (Ofensivo)
Quando um quarterback – ou qualquer outro jogador – faz um passe para frente intencionalmente incompleto de dentro da zona do pocket, buscando evitar a perda de jardas ou parar o cronômetro. Não é infração se o QB sair da zona demarcada do pocket e lançar a bola para fora ou em qualquer direção desde que o passe atravesse a linha de scrimmage.
Punição: 10 jardas de onde aconteceu a falta e perda de descida. Se a falta aconteceu dentro da end zone será safety automático.

Leverage (Defensiva)
Quando um defensor pula a linha de scrimmage tomando impulso em outro jogador do mesmo time ou do time adversário ao tentar bloquear um chute.
Punição: 15 jardas e first down automático.

Neutral Zone Infraction (Defensiva)
Quando um jogador defensivo ultrapassa a zona neutra e assusta um jogador ofensivo antes do snap, o levando a cometer um false start.
Punição: 5 jardas

Offside
Quando um jogador de futebol americano está na frente da linha de scrimmage em uma zona neutra do campo no momento do snap. Essa falta não paralisa a jogada como o false start e o time beneficiado poderá optar pelo resultado da jogada (declinando a falta) ou pelas 5 jardas da penalidade. Muitos pensam que essa é uma falta apenas defensiva, mas não é o caso. É mais comum anotar um offside defensivo e um false start ofensivo, porém se um jogador ofensivo está alinhado na frente da linha de scrimmage em uma zona neutra do campo no momento em que o snap é feito, será marcado offside do ataque.
Punição: 5 jardas

Palpably unfair act
Quando qualquer ação feita por pessoas de fora do campo impede que um atleta anote uma pontuação. Por exemplo, se um assistente técnico ou um jogador reserva que está fora do campo entrar e fizer um tackle em um jogador que iria fazer um touchdown.
Punição: Fica a critério do arbitro o número de jardas dados ou adicionar direto a pontuação. Podendo expulsar quem interferiu (se for um jogador que estava fora de campo ou alguém da comissão técnica).

Pass Interference = Interferência no Passe
Quando um jogador ofensivo ou defensivo faz demasiado contato físico contra um recebedor depois que a bola foi lançada com a finalidade de impedir o adversário de fazer a recepção ou, no caso do recebedor, evitar a interceptação ou facilitar sua recepção.
Punição: Se cometido pelo ataque, 10 jardas de onde a jogada começou.
Se cometido pela defesa, a próxima jogada se inicia no ponto onde a falta ocorreu. Se aconteceu dentro da end zone a bola será posicionada na linha de 1 jarda.

Personal Foul = Falta pessoal
Falta por conduta particular relacionada à segurança, como violência desnecessária. Dar um tackle ou algo parecido em um jogador depois que a jogada terminou, por exemplo. Ou fazer o mesmo em um jogador que está longe da jogada. Se os juízes decidirem que a ação foi intencional, eles podem excluir o jogador da partida.
Punição: Se cometido pelo ataque, 15 jardas de onde a jogada terminou.
Se cometido pela defesa, 15 jardas de onde a jogada terminou e first down automático.

Roughing the passer (Defensiva)
Quando um defensor atinge o quarterback depois dele efetuar um passe e desde que esteja a 2 passos de distância para o QB.
Punição: 15 jardas de onde a jogada terminou e first down automático.

Roughing the kicker (Time Especial)
Quando um defensor atinge um kicker depois deste efetuar um chute e desde que esteja a 2 passos de distância do kicker.
Punição: 15 jardas e first down automático.

Roughing the Snapper (Time Especial)
Quando, em um punt ou field goal, o long snaper é impossibilitado de recuperar o equilíbrio depois do snap e assumir a posição de proteção ao punter ou o kicker.
Punição: 15 jardas e first down automático.

Running into the kicker (Time Especial)
A defesa acaba atingindo o kicker sem encostar na bola e estando a menos de dois passos de distância ao tentar bloquear o chute. Nesse caso, os juízes irão analisar a jogada para ver se foi intencional ou não o contato. Se for intencional, será marcada a falta.
Punição: 5 Jardas

Spearing
Quando um jogador faz o tackle ou entra em contato com outro jogador utilizando o capacete.
Punição: Se cometido pelo ataque, 15 jardas de onde a jogada terminou.
Se cometido pela defesa, 15 jardas de onde a jogada terminou e first down automático.

Targeting
Quando um jogador de defesa faz um tackle em um outro jogador que possui a bola com a coroa do capacete em direção a qualquer região acima do ombro.
Punição: 15 jardas

Tripping
Quando um jogador faz o tackle passando uma “rasteira” intencional no oponente fazendo o cair. O famoso totó nas pernas para fazer tropeçar.
Punição: 10 jardas e first down automático se cometido pela defesa.

Unsportsmanlike conduct = Conduta anti-desportiva
Quando qualquer pessoa, geralmente um jogador de futebol americano, ocasionalmente um treinador, e muito raramente um ou mais espectadores, cometem atos ou fala de uma maneira considerada intencionalmente prejudicial ou censurável pelos juizes do jogo ou pela regra. Conduta antidesportiva é uma falta sem contato – se o contato está envolvido torna-se uma Personal Foul. Como exemplo, temos o abuso verbal e insultos, ou até mesmo “celebrações prolongadas e premeditadas” pelos jogadores. Se um jogador fizer a mesma falta desse tipo por duas vezes no mesmo jogo, além da marcação da falta, ele será excluído da partida.
Punição: Se cometido pelo ataque, 15 jardas de onde a jogada terminou.
Se cometido pela defesa, 15 jardas de onde a jogada terminou e first down automático.

Ronaldo Barreto

Jornalista formado desde 2016, mas já trabalhava na área desde 2010, quando comecei em uma rádio comunitária em Guarulhos. Fui repórter (estagiário) na Federação Paulista de Futebol (FPF) e no site do jornal Diário de S. Paulo. Neste último, fui efetivado em 2016 e passei a ser o responsável por todo o conteúdo do portal do veículo em 2017, além das redes sociais. Com o intuito de fazer o futebol americano crescer ainda mais no Brasil, criei a página NFL à Brasileira, que se expandiu para este site de notícias sobre o esporte. Além da escrita, sou muito ligado à fotografia, principalmente de esportes.

Um comentário em “Entenda o FA: As faltas e punições do futebol americano

%d blogueiros gostam disto: