Entenda o FA: Campo, duração de jogo e pontuações do futebol americano

Este é o segundo texto da série Entenda o FA do NFL à Brasileira. No primeiro, falamos sobre o objetivo do jogo. Desta vez, explicaremos o campo onde é praticado, a duração e as pontuações do futebol americano.

Confira também o nosso dicionário

*Lembrete: explicamos as regras usadas na National Football League (NFL)

O campo

campo_de_futebol_americano

[Uma jarda equivale a 0,91 metro]

O campo onde se joga futebol americano profissional tem 120 jardas (20 para as zonas finais, 10 para cada) de cumprimento e 53,3 de largura. As marcações estão divididas com um risco que vai de uma lateral à outra a cada 5 jardas. As marquinhas menores significam 1 jarda, a cada 10 delas, há uma marcação com o número da dezena até o 50.

As traves que formam um ‘Y’ ficam no final do campo, centralizadas, em cada extremidade. Ela começa a 3 metros de altura e a barra horizontal tem 5,5 metros.

Duração de jogo

A partida de futebol americano é separada em quatro períodos, cada um com 15 minutos. Após o término do segundo período, há um intervalo de 12 minutos. Depois do intervalo, o time que começou recebendo a bola dá o pontapé inicial.

Formas de parar o tempo: Os minutos param de rodar quando a bola sai de campo; quando há um passe incompleto; quando o recebedor pega a bola, mas sai de campo antes de ser derrubado; quando alguém se lesiona; após a marcação de algum ponto; quando há falta na jogada; quando há o aviso de dois minutos (Two minute warning – restando dois minutos para o encerramento do segundo e do último quarto, o cronômetro para e as equipes se reúnem para decidir jogadas); quando a equipe pede uma pausa (cada uma tem três pedidos em cada metade do jogo); quando há uma inversão na posse de bola; quando o jogador é derrubado após receber a bola de um chutão ou pontapé inicial.

Pontuações

Touchdown (vale 6 pontos): O lançador passa a bola e o recebedor atravessa a última linha do campo antes da zona final, ou recebe ela já lá dentro; o lançador também pode ele mesmo correr com a bola após recebê-la do central. Também pode acontecer de, em uma inversão da posse de bola, a defesa conseguir correr até o final e marcar.

Gol (Field Goal, vale 3 pontos): Quando um time não consegue avançar até a zona final adversária, entra em campo um chutador, especialista que tenta colocar a bola entre as traves Y. É aconselhável arriscar um chute no gol quando o time ainda tem menos do que 40 jardas para a zona final (exceção nas horas mais desesperadas), pois, mais do que isso, somente se você tiver um jogador com um chute muito potente e preciso (além das 40 jardas, há 10 da zona final mais a distância da linha onde fica o jogador que passará a bola para o segurador ‘holder’ posicioná-la)

Ponto extra (ExP): Após marcar um touchdown, a equipe tem a opção de chutar a bola à distância de 15 jardas da zona final.

Conversão de dois pontos: Após marcar um touchdown, o time se alinha a apenas 2 jardas da zona final, mas precisa marcar outro TD para conseguir mais 2 pontos.

Safety: É o ponto feito quando os defensores derrubam o lançador adversário dentro de sua zona final.

%d blogueiros gostam disto: